Aqui, amamos dançar. E ler. Mas essas duas paixões não são os únicos convites à leitura de “Dance, dance, dance”, de Haruki Murakami. O livro, em si, já é um delicioso presente das letras para nossos olhos.
E dá para dizer que para os nossos ouvidos também, pois na obra fica escancarado o eclético e magnífico gosto musical do escritor. Assim como em “Norwegian Wood”, Murakami empresta a seus personagens uma forte ligação com a música. Do jazz ao pop, do rock à música erudita, cantores, compositores e bandas se revezam no rádio do carro, nas vitrolas, nas fitas cassete.
Este que é um dos raros autores contemporâneos com fãs e leitores ávidos por novas obras ao redor de todo o mundo. Neste “Dance, dance, dance, vemos um protagonista também escritor. Trabalha como freelance , autodescrito como um "limpa-neve cultural": Ele aceita todos os tipos de trabalho, mesmo as reportagens mais estranhas, para tentar se reintegrar à sociedade após uma série de eventos traumáticos em sua vida. Enquanto tenta reordenar os fatos do passado, ele decide investigar o paradeiro de uma antiga namorada que está desaparecida. Na busca, volta ao local em que a viu pela última vez - o curioso Hotel do Golfinho.
Como tudo na vida, o hotel mudou, tornando-se um ambiente completamente diferente do original. E lá ele esbarra com um misterioso mundo de desaparecimentos, atividades ilícitas e especulações, que fazem deste um romance enigmático e envolvente da primeira à última página.
Há suspense e drama, amizades e amor nesta obra sedutora. Não é à toa que Murakami encha prateleiras e movimente livrarias. Como poucos, o autor mescla mundos aparentemente distintos, sem fazer uso de um vocabulário complexo demais ou de experimentalismos narrativos abstratos. Outra presença constante (e saborosa) em suas obras é a gastronomia. Neste livro, assim como em outros, o protagonista ama preparar suas refeições com capricho e delicadeza. Dá água na boca!
Um pouco de comida, um pouco de música, cinema, praias e passeios são o tempero que adoça a passagem do leitor pela dura e empolgante realidade dos personagens de Murakami.
TÍTULO: Dance, dance, dance
AUTOR: Haruki Murakami
EDITORA: Alfaguara
Comments